quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Petrópolis e Teresópolis – RJ

Aproveitando a última leva de roteiros de inverno, vamos continuar com o clima de frio e falar de uma região que é top nisso, mas não é exatamente conhecida por isso: o Rio de Janeiro... Mais precisamente, Petrópolis e Teresópolis.

Distante das praias, a pelo menos 70 km da capital carioca e do mar, a região serrana é procurada pelo cenário romântico, pelas feirinhas, também pelas trilhas e muito mais.


Clima:
Como sabemos, infelizmente a região é sempre muito afetada pelas chuvas de verão. A catástrofe e os deslizamentos de 2011 marcaram todo o Brasil. E, a partir daí, todo ano encontramos novas notícias sobre enchentes e desabamentos. Mas, o inverno continua sendo um ótimo período para conhecer as cidades. Além de ter dias quentes e noites frias (melhor opção para curtir o clima serrano), é em Julho que acontece o Festival Gastronômico de Inverno.


Distância:
Distante aproximadamente 1h (50 km) uma da outra, elas ficam a 450 km de São Paulo e são separadas pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma unidade de conservação da mata atlântica, com mais de 20.000 hectares (vamos falar sobre ele já já)!!

Pico Dedo de Deus
Ficamos hospedados em um hotel um pouco escondido, a 20 km de Teresópolis (e, consequentemente, 70 km de Petrópolis), mas isso não foi desculpa para ficarmos parados. Muito pelo contrário, conseguimos conhecer as duas cidades e descobrir as melhores coisas de cada. Vamos lá?


Petrópolis:
A cidade é famosa pelas suas construções do período imperial! Lá estão palácios como o de Dom Pedro II (um deles virou o Museu Imperial - cartão postal de Petrópolis), além das casas de Santos Dumond (que também virou museu), Rui Barbosa, princesa Isabel e tantas outras personalidades. Vale a pena fazer um passeio de charrete e conhecer os principais pontos do centro histórico!

Outro lugar lindo ali no centro é o Palácio de Cristal, encomendado pelo Conde D´Eu e inaugurado em 1884. Além de abrigar plantas e flores, também está aberto para apresentações e eventos culturais hoje em dia. A entrada é franca, mas não funciona nas segundas-feiras.

Os interessados também podem conhecer a Cervejaria Bohemia, que conta a história da cerveja e todo o processo de produção. Com direito a degustação.

Parque Serra dos Órgãos
E para matar a fome, dentre as diversas opções como casas alemãs, pizzarias e churrascarias, não deixe de experimentar o rodízio de fondue! Nada como uma comidinha especial para comemorar o clima! <3


Teresópolis:
Um dos passeios mais famosos de Teresópolis é a visita ao Parque Nacional Serra dos Órgãos (que comentamos lá em cima). Além de Teresópolis, ele atinge também Petrópolis e Guapimirim. Dentro dele você encontra diversas trilhas, cachoeiras, plantas e animais, além de ver as famosas formações rochosas como Dedo de Deus (com 1.692 m de altura) e a Pedra do Sino (2.275 m).

#Dica: Outra formação famosa é a Mulher de Pedra, mas tem um mirante na estrada com uma vista espetacular pra ela!

Não deixe de ir na Feirinha de Artesanato. Foi nosso primeiro passeio, porque chegamos lá e demos de cara com uma forte neblina e um frio que não estávamos esperando. Então, nada como dar uma passadinha para se abastecer de meias, toucas e casacos rs. E claro, comidinhas típicas. São mais de 800 boxes com roupas de lã, objetos de decorações, móveis, doces, queijos e muito mais. Bem movimentada nos finais de semana.

Fazenda Genève
Outro lugar legal para conhecer é a Fazenda Genève. Dentro do espaço fica um super restaurante, uma queijaria e um capril, cheio de cabrinhas (dá pra conhecer). O lugar é uma delícia, mas vá preparado, pois é $$$.

E não é só o queijo de cabra que é famoso, COMA UMA TRUTA também! Vários restaurantes tem criação própria. Ótimo para passar a tarde e sair de barriga cheia.

E na volta, para fechar com chave de ouro, dê uma paradinha para conhecer a cidade de Penedo (SP), conhecida como a "suíça brasileira"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário