quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Arraial D´Ajuda, Trancoso e Porto Seguro – BA

Depois de mais um ano, estou lindamente aproveitando minhas férias (justificativa para a falta de post da semana passada). Assim, fechei uma viagem para Arraial d´Ajuda, no sul da Bahia, e lá fui eu passar uma semaninha deliciosa. Como voltei ontem (!), ainda estou com as informações muito frescas na cabeça, inclusive as dicas de viagem além dos passeios em si.

Arraial d´Ajuda é uma vila de Porto Seguro e fica do outro lado do rio Buranhém, de balsa a travessia para Porto é feita em aproximadamente 10 minutos. Para o outro lado, mais ao sul, está Trancoso – originária de uma aldeia jesuíta -, e fica a 20 km de Arraial.

A ideia inicial era ficar em Trancoso mas, por conta dos preços, acabamos fechando um pacote (hotel+aéreo) em Arraial mesmo, o que foi a melhor coisa! Trancoso é muito bonita, mais que Arraial até, mas ficamos muito bem localizadas entre Porto e Trancoso (e com uma vida noturna bem agitada). Antes de passar pelos 3 locais, vamos a alguns tópicos importantes:

Transporte: Se locomover na região é muito fácil, principalmente porque estávamos quase em frente à balsa – ponto inicial/final de todas as vans. Sim, as vans tomam conta do pedaço em Arraial. O preço gira em torno de R$ 2,75 para os principais pontos (centrinho e praias próximas) mas pode variar caso você queira ir mais distante (praias mais afastadas R$ 6,00 e, até Trancoso o valor é de R$ 10,00); o único porém é que elas não têm horário de partida e operam no esquema “quando encher a gente sai”, o que não demora muito, mas pode incomodar algumas pessoas. Em Porto, utilizamos mais os ônibus (R$ 4,50 até Coroa Vermelha e R$ 2,70 até Taperapuã). O único táxi que pegamos também foi no esquema de van: R$ 5,00 por pessoa até as praias. Ah, e a balsa de Porto/Arraial custa R$ 3,50, no sentido contrário pedestre não paga!

Barracas: São super estruturadas e seguras. Apesar de termos encontrado apenas um lugar assim, confirma se tem consumação mínima antes de sentar; aparentemente essa é uma prática recorrente na alta temporada.

Arraial d´Ajuda

Praias:

Conhecemos duas praias em Arraial, a primeira foi a de Apaga-Fogo, onde estávamos hospedadas. O hotel tinha parceria com uma barraca de praia muito bem estruturada (a maioria é assim, com cadeiras de deitar e bangalôs), mas a praia em si não era tão boa para banho, com o mar bastante agitado e de tombo – vale considerar que estávamos com a maré alta. Outra praia que visitamos foi a de Pitinga, famosa por ser possível avistar as falésias. Também é bem estruturada e com diversas opções de barracas.

Praia de Pitinga

Uma das praias mais famosas é a de Mucugê, mas acabamos não indo pois para chegar na praia é preciso descer uma ladeira e a volta seria bem desanimadora rs. Como as vans não passam por lá, a única opção seria pedir ajudar para os moto-táxis. Assim, deixamos para a próxima.

Passeios:

Além das praias, a vila também tem o Arraial d´Ajuda Eco Parque, um parque aquático com 70 mil m². É pequeno se comparado ao de SP ou de Fortaleza, mas é bem organizadinho e charmoso. Tem 5 toboáguas maiores, rio com correnteza, tirolesa, piscina com ondas, espaço infantil e outras coisas mais. O ingresso custa R$ 100,00 para adultos e R$ 60,00 para terceira idade e crianças de 1 m a 1,3 m, e é vendido na porta do local ou em agências de turismo.

#Atenção: consulte o calendário do parque no site. Ele funciona poucos dias na semana.

Noite:

Conhecer a Rua do Mucugê é programa indispensável para quem vai para Arraial, é ali que tudo acontece, mas só depois das 15h, ok? Você encontrará muito artesanato, restaurantes, sorveterias, produtos naturais como pimenta e cachaça. Vale a pena jantar por lá e curtir o ritmo do local.  Às quintas-feiras, acontece uma roda de capoeira, às 20h, na Praça Caminho do Mar. Meninas, esqueçam o salto, as ruas são de paralelepípedo! Depois, é só pegar uma van em frente da Igreja, no sentido da balsa, e pedir para o motorista parar na frente da sua pousada (funciona!).

E às sextas-feiras, você poderá conhecer a Ilha dos Aquários. Com escunas saindo de Arraial e de Porto, abre para o público às 20h e, na minha opinião, foi uma super sacada de empreendedorismo. O espaço atrai famílias e crianças que chegam logo no começo para conhecer os aquários e ver o show de alimentação de tubarões. Depois, a ilha se transforma numa festa ao ar livre com muita música, atraindo todos os jovens da região. O espaço é demais!

Trancoso

Praias:

Saindo de Arraial, pegamos uma van para conhecer as praias de Trancoso (demora cerca de 1h). Chegando lá ficamos nas duas principais: Praia dos Coqueiros e Praia dos Nativos, divididas pelo Rio Trancoso e há cerca de 10 minutos de caminhada uma da outra. Praias tranquilas, quase sem ondas, com um mar verdinho. Se preferir, pode dar um mergulho no rio também!

Praia dos Coqueiros

Passeios:

Apesar de serem praias, entram no quesito “passeios” pois fizemos com uma agência de turismo, o que eu indico. Dois lugares paradisíacos para se conhecer são a Praia do Espelho e Caraíva. Cogitamos inicialmente alugar um carro e fazer os dois passeios em um dia, mas ainda bem que mudamos de ideia!

Partindo de Arraial, as praias ficam a 23 km de asfalto e mais 13 km de terra (até Espelho), dali, outros 13 km para frente fica Caraíva. A estrada é bem ruim e as praias ficam “escondidas”, por isso ainda são tão preservadas, e assim não compensaria uma ida de carro. Se você quiser, um ônibus coletivo parte de Arraial às 7h15 para a praia dos Espelhos.

Depois de sacolejar muito nas estradinhas, chegamos a Praia do Espelho. O nome vem da luz refletida nos dias de lua cheia e maré baixa. A água presa no arrecifes reflete a lua e fica prateada, criando a sensação de um espelho! Esse foi meu passeio preferido na viagem, é uma praia lindíssima, sem muita movimentação de pessoas, com barracas bem equipadas. Se programe para ir nos dias de maré baixa, assim você conseguirá aproveitar ainda mais o lugar. Há um acesso também para cima do morro, de onde é possível avistar a praia toda, ponto de parada para tirar foto! Descanse e curta o mar-quase-piscina “verde esmeralda”. #TOP1

Outro lugar lindíssimo é Caraíva. Com o acesso um pouco mais complicado, é preciso atravessar o rio de canoa (R$ 5,00 cada viagem). A praia tem uma areia grossa e pesada, o que cansa um pouco a caminhada, mas não deixe de caminhar até a ponta, onde está o Rio Caraíva. O mar é lindo e, como a praia é de tombo, se ele estiver muito agitado, não pense duas vezes e corra para o rio – uma delícia! O vilarejo rústico tem casinhas coloridas e algumas barracas de praia como a do Coco Brasil, onde comi um vinagrete com polvo maravilhoso (!!!), além de ser um lugar famoso pelos forrós noturnos (caso você se hospede para passar uma noite ou duas). #TOP2

Na estrada para as duas praias fica a aldeia Imbiriba de índios Pataxós. Paramos para conhecer o artesanato e tirar foto com os indiozinhos (R$ 2,00 para posar com os periquitos, araras ou bicho-preguiça que eles estiverem carregando).

Noite:

Depois da praia, o local para passear é o “Quadrado”, uma praça formada em uma grande área aberta (ironicamente, retangular) de frente para a Igreja de São João, a primeira da região. Assim como a Rua do Mucugê, mas em menor escala, o Quadrado apresenta diversos comércios e restaurantes que tomam vida à noite.

Porto Seguro

Praias:

Em Porto, a praia que nos foi mais indicada para conhecer era a da Coroa Vermelha (próxima a outra reserva dos Pataxós). Um pouco mais afastada (13 km), fica no caminho para Santa Cruz Cabrália. O nome vem dos arrecifes de corais alaranjados (confesso que não vi...). Mais uma praia linda, de mar verde e sossegado, tranquila e com boa infra-estrutura. No dia seguinte, fomos à praia de Taperapuã, conhecida pelas enormes barracas com shows, música e aulas de lambaeróbica, como a Tô a Toa, Axé Moi e Barramares. Um pouco agitada demais para mim rs, mas é o point para quem busca bagunça e agitação! Mar tranquilo e um sol de rachar o côco!

Nada como uma frutinha para refrescar, né?!

Passeios:

Outro passeio para fechar o #Top3 é o do Recife de Fora. Acontece apenas com a maré baixa! Veja a Tábua de Marés! Com uma escuna, navegamos 8 km mar a dentro até o parque marinho onde encontramos uma das maiores plataformas de corais do Brasil. Leve seu snorkel (ou alugue) e descubra a imensidão de peixes do oceano; também é possível fazer o passeio de mergulho. A permanência nos corais dura apenas 2h (quando o a maré começa a subir), mas vale cada minuto. Quer ver só? Mergulhe comigo aqui:

E se você quiser conhecer mais sobre a história de Porto Seguro, pode fazer a Rota do Descobrimento, visitando os marcos da cidade e o Memorial da Epopéia do Descobrimento, que ocupa uma área de 20 mil m² e tem uma réplica da Nau capitânia, a embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

Noite:

Por fim, vamos a tão famosa Passarela do Álcool (ou do Descobrimento, para ficar mais chique). Superando as minhas expectativas, o calçadão não é apenas uma muvuca cheia e barraquinhas vendendo bebidas, na verdade é bem organizado e com muitos artesanatos e produtos da região, ótimo para comprar uma lembrancinha, como rendas, pimentas, cangas, castanhas, ou mesmo para experimentar as bebidas – afinal, tem álcool na Passarela do Álcool.

Ah, nada como o Nordeste para relaxar... E você, para onde quer ir?