quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Viajar na crise, pode? – Inspiração do Dia


No meio deste turbilhão de informações que estamos vivendo, hoje decidi falar sobre viagem em época de crise. Com a disparada do dólar e as férias de final de ano se aproximando, muita gente começa a rever os planos de viagem. Mas, se você é daqueles que curte, ou até mesmo sente a necessidade de mudar de ambiente, saiba que é possível sim manter seus planos de viagem. Talvez eles apenas precisem ser adaptados.

Em uma busca rápida na internet, descobri diversos sites com informações e dicas sobre o assunto. Assim, resolvi elencar aqui o que achei válido e que pode te ajudar a se planejar!


A VIAGEM


- Custos
Primeira coisa, sabemos que uma mesma viagem pode ter um custo bem em conta ou ir ao infinito e além! Tudo depende das suas escolhas. Deixe o luxo para outra vez, talvez você não precise se hospedar naquele resort 5 estrelas para aproveitar suas férias. Mas, se você fizer questão de uma hospedagem top, pesquise o destino e fuja dos mais populares – destinos menos conhecidos tendem a ter um preço mais em conta.

- Viaje pelo Brasil e América Latina
Aproveite para conhecer as belezas (incontáveis) do Brasil! Sim! As companhias de viagem brasileiras até registraram aumento nas vendas do 1º semestre deste ano. As empresas de turismo estão buscando formas para não perder os clientes, seja com promoções ou descontos que valem a pena na ponta do lápis. Gosta de praia? Conheça o nordeste! Prefere serra? Que tal uma passadinha na região sul? Não tem ideia de onde ir? Veja essa seleção de 100 destinos que o site Guia Viajar Melhor destacou. Viajar pelo Brasil está menos caro do que imaginamos, aproveita para turistar no seu próprio país! Agora, se o Brasil for pouco, conheça a América Latina! Apesar de ter outras moedas, ainda não são dólares, né! Conheça Buenos Aires (Argentina), Montevideu (Uruguai), Santiago (Chile), Machu Picchu (Peru), Cartagena (Colômbia) e taaaantos outros lugares disponíveis por aí.

- Baixa Temporada
Se você tem férias para tirar, dê preferência a baixa temporada. É incrível como os preços (de hotéis e de passagens) diminuem. De acordo com o site Dinheirama as viagens fora dos meses de temporada podem sair até 70% mais baratas! Abril, maio, setembro e outubro são opções interessantes para entrarem na sua próxima pesquisa. #FicaADica!

 - Evite pacotes
Aproveite seu tempo para montar um roteiro com a sua cara e não necessariamente com o que o pacote comprado te proporcionar. Pesquise mais e descubra as peculiaridades da região, além de poupar um dimdim extra sendo você o agente de viagem. Sua viagem vai ser mais divertida antes mesmo de começar.

- Acampe
Não tenho muita autoridade neste item mas, aparentemente, acampar pode ser uma aventura! Se você nunca foi, experimente (está na minha listinha de próximas coisas). Além de ser bem mais barato, existem alguns campings com uma super estrutura para você não passar aperto (PESQUISE!!). Que tal um teto de estrelas pra você? :)

- Viaje com amigos
Além de levar companhia com você, uma viagem com a turma pode sair bem mais em conta. Alugar uma casa ou apartamento, dividir a gasolina e rachar A conta do supermercado são ótimos para quem quer economizar e ainda assim quer viajar! No entanto, escolha amigos que estejam com o mesmo pensamento que você... Ou o barato pode acabar saindo caro.
#DICA: Se alguém aí for, me chame!

- Se ligue nas promoções
Se mesmo assim você ainda quiser viajar para fora do país, preste atenção nas promoções e descontos. Os cruzeiros estão com preços em dólar congelados e alguns destinos internacionais acabaram ficando mais baratos por conta da crise europeia, tais como Portugal, Itália, Grécia e Espanha. Veja algumas opções dos portais Exame e Terra. Além disso, use milhas aéreas! Elas podem te ajudar a poupar muito!


SITES DE DESCONTOS


Veja aqui alguns sites de compras coletivas ou de descontos que te ajudam a monitorar e pesquisar as melhores opções de viagem!


A lista completa está disponível aqui!


ECONOMIZANDO


E, claro, para não deixar você na mão, busquei algumas diquinhas bem realistas de como e onde economizar para poder viajar!

- Se puder, use transporte público. Carro gasta dinheiro (e como!).
- Você não precisa de tantas roupas e acessórios. Se comprometa a não comprar (tanto). Ou então, faça um bazar com o que já não usar mais.
- É preciso comer, mas não gaste sempre indo em restaurantes. Cozinhar pode te ajudar a se manter nos trilhos, tanto financeiramente quanto na balança hihi.
- Lazer também é uma coisa que pode ser diminuída. Menos saídas, cinemas, baladas.

Mas não esqueça de manter o equilíbrio. Guardar dinheiro não significa se privar de todas as coisas boas da vida, apenas descubra onde você pode dar uma segurada para investir em outra coisa, muito mais benéfica no meu ponto de vista!

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário