quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Porto de Galinhas – PE

Passeio de jangada até as piscinas naturais
Continuando a viagem da semana passada, de volta ao nordeste, pegamos um ônibus de agência de viagem (no caso foi mais vantajoso que o translado por táxi), partindo de Alagoas, com uma passagem só de ida – afinal, depois esticaríamos até Recife para pegar o avião da volta – e, 220 km à frente, chegamos a Porto de Galinhas, em Pernambuco!

Porto de Galinhas é um pequeno vilarejo do município de Ipojuca – extremamente turístico – e um dos lugares mais lindos que eu já vi. Apesar de muito lindo, a suposta história do nome é triste. Diz a lenda que surgiu da forma que os contrabandistas de escravos avisavam sobre a chegada de “nova mercadoria” no porto, após a abolição da escravatura. Os escravos chegavam escondidos em engradados de galinhas-d'angola e os vendedores anunciavam falando “Tem galinha nova no porto!”. A senha utilizada deu nome à vila de pescadores.

Hoje, o local não tem nada que remeta a tristeza, muito pelo contrário, é bastante feliz :). Tem um clima quente durante o ano inteiro, mas entre setembro e novembro o sol aparece com maior frequência. O local fica a cerca de 70 km de Recife e é famosa por suas piscinas naturais.

Brasil?
Não passamos muito tempo em Porto, mas pudemos conhecer as principais atrações.

E como não conhecer as tão faladas piscinas naturais? Lá fomos nós conversar com o jangadeiro. A primeira abordagem foi em um final de tarde, mas fomos alertados de que a maré já estava enchendo, então, ele nos indicou fazer o passeio no dia seguinte, no período da manhã.

# DICA: Se lembra da tal Tábua de Marés que falamos semana passada? Dê uma conferida nela para verificar o melhor horário! Ela é importante aqui também!!

No dia seguinte, agora com a maré ideal, pegamos a jangada e fomos mar adentro... Na verdade foram apenas 200 m, mas já era super radical! O jangadeiro rapidamente se transformou em guia e começou a explicar a fauna que nem enxergamos. Surge alguém com um ouriço do mar aqui, outro com ração para peixes ali e você vai descobrindo Porto de Galinhas. Ah, claro que todo mundo tira uma foto com o mapa do Brasil versão piscina natural rs... E no fim, por que não se arriscar a nadar e virar comida de peixe nas águas transparentes?

#DICA: Apesar do sol, não passe protetor, pois a água não pode ser contaminada naquele pedaço. Como normalmente os passeios são em horários mais cedo ou mais tarde, e duram cerca de 45 minutos, vale o esforcinho. Ou então, passe o protetor e não entre naquele espaço do mar. Seja feita a vontade do freguês.



Depois de muita emoção (sim, tenho medo de peixes) que tal um passeio de buggy “de ponta a ponta” como é conhecido por lá? Assim, dá pra desbravar as praias de Porto em um dia. O valor é altamente negociável e fica em torno de R$ 160,00 o buggy e dura cerca de 4h. A maior parte dos bugueiros sai da praia central, Vila do Porto, mas muitos também ficam estacionados na praia em frente aos hotéis, no nosso caso foi assim.

Fechamos um passeio por 3 praias. Saindo do hotel, pegamos uma estradinha de terra rumo ao norte e chegamos na primeira: Praia do Muro Alto. O nome veio por conta do paredão de areia formado pelas falésias. O mar é transparente e muito tranquilo (são 2,5 km de extensão) por causa dos arrecifes que formam uma barreira para as ondas. Mergulhamos, comemos alguns petiscos nas barraquinhas da praia e depois alugamos um caiaque para chegar até os corais. Ponto positivo para a primeira praia!

#DICA: Importante, a história de contaminação por protetor não vale aqui. Não pense nem por um minuto em fazer caiaque sem se proteger!

 
Selfies no buggy! Don´t do it!
Próximas praias: Cupê e Pontal de Maracaípe. No Cupe, o mar é um pouco mais agitado, mas nada que faça ficar menos interessante, já em Maracaípe, acontece o encontro do rio com o mar, de onde saem barcos para visitar o mangue e olhar cavalos marinhos - parte do Projeto Hippocampus! O passeio é à parte custa cerca de R$ 20,00. 

Chegando na praia o motorista já passa por um lugar estratégico onde um equipe tira fotos. Sorria! Na volta eles oferecem a imagem para compra. Depois, ele te leva até um local para almoçar e descansar. Mais um pouco de praia e já podemos voltar para o hotel.

E não se engane em pensar que as noites de Porto de Galinhas oferecem menos. Apesar de ser pequena, a vila é extremamente agradável, com diversos restaurantes e bistrôs, músicas ao vivo em todos os lugares e uma lua linda no céu. Escolha a opção de comida e bolso ($) que você preferir. Ah, a região é cheia de galinhas (em esculturas, claro!) temáticas para você registrar sua recordação. 

Um ponto negativo que eu percebi foi a grande quantidade de “vendedores ambulantes” na rua, ou melhor dizer “pequenos artesãos”; na maioria, crianças, vendendo quadros, flores de papel, azulejos pintados na hora e tudo o que se possa imaginar.

 

Durante o dia, este mesmo local se transforma em centrinho comercial com cangas, biquínis, garrafinhas de areia colorida e decorações. 

Existem ainda outros passeios para se fazer em Porto de Galinhas como a Praia dos Carneiros (um pouco mais afastada), passeios de catamarã ou mergulho com cilindro. Indo mais além, é possível conhecer as cidades de Recife e Olinda, com aqueles bonecões famosos!

Descubra o nordeste, é tudo de bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário