quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Passeios em Toronto II - Canadá

City Hall
Hoje vamos a mais alguns passeios em Toronto (ou “Torono”, é assim que quem nasce lá pronuncia o nome).

Já falamos sobre os passeios turísticos e esportivos e falamos também sobre como é a cidade, discutindo sobre o clima, moeda, intercâmbio, hospedagem e documentos. Se você perdeu os primeiros, confira aqui.

Agora vamos ver os passeios mais culturais/históricos e também o que se pode fazer sem muito $$.


Passeios Culturais:


- University of Toronto (conhecida como U of T)

É um campus no meio da cidade, literalmente, sem muros ou limitações. São diversas construções antigas que embelezam Toronto. Foi fundada em 1827, hoje conta com 16 faculdades acadêmicas, 10 hospitais de aprendizado e institutos de pesquisa.




Royal Ontario Museum

Quando você estiver andando e avistar um prédio diferente, pontudo e espelhado, vai estar em frente ao museu! E o maior do Canadá e um dos 10 maiores do mundo. Dividido em diversas áreas contando sobre a história natural, arte, guerras, com peças da China, Coréia, Japão, uma incrível coleção fóssil e muito mais.



#Dica: A entrada é gratuita de quarta-feira, das 16h30 às 17h30, (aberto até às 21h30), e meia-entrada de sexta-feira, das 16h30 às 21h30. Possui visitas guiadas!


- Ontario Science Centre

Assim como o Museu, o Centro de Ciência é bem grande. É bastante interativo e curioso, um pouco mais voltado para crianças mas, com certeza, dá para os adultos aproveitarem também. Abriga um pequeno planetário dentro. Tem excursões de escola durante os dias de semana. Se conseguir, reserve um período do sábado (de preferência de manhã, quando é menos vazio) para passear.



- City Hall e Legislative Assembly Of Ontario

Visitas um pouco mais patriotas do que as outras, para conhecer como funciona o governo de Toronto (e do Canadá), eleições, votação de leis e a organização dos membros políticos.

Acredito que sempre valha a pena conhecer como operam os outros países e trazer o que eles apresentam de melhor para a nossa realidade também, em um “intercâmbio de informações”.

#Curiosidade: não me recordo se em outros cargos isso acontece, mas uma das coisas mais bacanas que descobri é que os vereadores não recebem salário, são voluntários. Assim, podem realmente se preocupar com bem da população, sem pressão de outros interesses. :)


- Art Gallery of Ontario (conhecida como AGO)

Foi fundada em 1900 por um grupo de moradores de Toronto. Hoje, é uma das maiores galerias da América do Norte. É bastante interessante para quem entende, ou pelo menos gosta de arte contemporânea.

#Dica: Assim como o Museu, também tem entrada gratuita às quartas-feiras, das 18h às 20h30. Vale para quem quer conhecer a galeria.


Passeios Econômicos - para conhecer sem gastar muito


- Eaton Shopping Centre

Grande centro comercial, com saída para a estação de metro (Queen Station). O shopping tem aproximadamente 200 lojas e tem uma Sears enorme! Ótimo ponto para fazer aquelas comprinhas quando o dólar permitir. Bonito, amplo e muito bem organizado. Se você for no final do inverno, como eu, pegará promoções bem legais.



#Dica: Existem outros bons shoppings também como o Dufferin Mall ou o Yorkdale Mall (o shopping rico, nosso JK Iguatemi).


- St Lawrence Market

O famoso mercadão de Toronto! Descubra frutas lindas e saborosas (tão difíceis de achar no inverno rigoroso). Legumes, vegetais, carnes, peixes, grãos, chocolates, roupas feitas à mão e muitas outras coisas.  Conheça! Aos sábados pela manhã acontece o Farmer´s Market, uma espécie de feira, com venda de antiguidades.



- Chinatown

Onde comprar lembrancinhas e bugigangas para a família e amigos? Na Chinatown, claro! O paraíso das souvenires! Mas ali você também vai encontrar muito da cultura e comida asiática.

#Dica: Existe também uma região conhecida como Little Italy, é bem menor mas é um bairro charmoso e com bons restaurantes italianos.

- Assista um filme no Scotiabank Theatre

Não é apenas um cinema, é uma atração rs! Na verdade é um cinema bem famoso por lá, mas o que chamou nossa atenção foram alguns “atrativos” um pouco diferentes, como uma máquina de doces do Willy Wonka e uma outra da Coca-Cola onde podíamos escolher a base da bebida e o sabor. Bem divertido e ótimo para tirar a prova dos 9 no inglês!


- High Park

É um dos maiores e mais movimentados parques da cidade. Possui 161 hectares de área e tem
espaços para picnic, playground, lanchonetes e um lindo lago: o cenário perfeito para um passeio à tarde! Foi o que nós, ingênuos brasileiros, pensamos, mas esquecemos de considerar os 20 graus negativos. O passeio é top e o parque é realmente muito bonito, mas ficou inviável de andar mais de 500 metros por conta do frio (multiplicado pelo lago congelado e o vento das árvores). Se você puder passear por lá, me mande uma foto e conte como foi! :)



- Coma uma poutine e um waffle!

Poutine é um prato canadense, vindo do Quebec, feito com batatas-fritas, queijo e molho. É bem simples de fazer, na verdade, e você pode encontrar uma receita aqui. Mas, já que está no Canadá, não deixe de experimentar uma feita por um canadense! Tem diversos tipos de molhos e cada casa dá o seu toque especial. De sobremesa, peça um incrível waffle! Não é exatamente típico de Toronto, mas os de lá são muito bons e você não vai achar com tanta facilidade por aqui, então, por que não?

- Escorregue no gelo

Por fim, aproveite para escorregar nas montanhas de gelo! Na escola onde eu fazia as aulas eles emprestavam um “ecorrega” para você sentar e deslizar na montanha. Lembre-se, quanto mais gelo melhor, mas sempre funciona! Hahaha



É isso aí, adeus Canadá, quem sabe não volto para conhecer Vancouver? Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário