quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A maneira mais inteligente de tirar férias – Inspiração do Dia

Hoje escolhi trazer para vocês algo diferente, um texto muito muito bom que eu encontrei no The Wall Street Journal sobre viagens; na verdade, sobre  A MELHOR forma de viajar, vamos lá?


Por Sumathi Reddy - WSJ


Queenstown - NZ
Os cientistas estudam como obter os benefícios máximos na saúde e bem-estar de uma viagem. Você deve tirar férias curtas ou escolher uma excursão de semanas?  Ir a algum lugar novo, ou relaxar na casa de praia da família?

Psicólogos e pesquisadores vêm estudando como criar as férias ideiais que aumente nossa energia, alivie o estresse que afeta nossa saúde e nos ajude a recarregar as baterias para voltar ao trabalho. Para começar:


  • férias mais longas não são necessariamente melhores do que as mais curtas;
  • envolva-se em atividades que você não tenha feito antes, mesmo se você estiver em casa em uma “staycation”.
  • termine a viagem com uma nota alta.

#Informação: o texto usa muito a expressão “staycation”, seria algo como passar férias em casa ou não muito longe de casa para, por exemplo, poupar dinheiro, evitar a estrada ou aproveitar o que se tem na própria cidade.


Antes e Depois

Os dias antes e depois de um período de férias também são importantes. A pesquisa mostra que planejar o que você vai fazer pode trazer maiores recompensas emocionais do que lembrar uma viagem depois de voltar. E, embora a “felicidade pós-férias” tenda a se dissipar rapidamente, há dicas para segurá-la um pouco mais.

NY - EUA
Duração

"Durante as férias, a saúde e a sensação de bem-estar aumentam rapidamente, muitas vezes apenas dois dias em um período de férias”, afirma Jessica de Bloom, doutora Universidade de Tampere (Finlândia), onde férias de duração de um mês são comuns. Dra Bloom pesquisou os efeitos das férias chamando participantes para um estudo enquanto eles viajavam e os questionou sobre como se sentiam e os seus níveis de tensão, fadiga e felicidade.

Seu conselho: faça viagens curtas mais frequentes ao invés de uma única viagem longa. "Férias funcionam mais ou menos como o sono: você precisa se recuperar do trabalho a fim de se manter saudável no longo prazo".

Viagens nos fazem sentir melhor, mas elas também são importantes para a nossa saúde, dizem os pesquisadores. Estudos mostram que viajar pode reduzir o risco de ataques cardíacos e depressão, aliviar o stress e pode levar a um melhor desempenho no trabalho e o aumento da criatividade.

Em um estudo com 54 pessoas em viagens médias de 23 dias, a doutora descobriu que as medidas de saúde e bem-estar aumentam em comparação com o início, chegando ao ápice no oitavo dia antes de diminuir gradualmente. "Pode ser que oito dias seja o ideal para obter todos os benefícios de uma viagem", diz ela. (O estudo foi publicado em 2013 no “Journal of Happiness Studies”.)

Laura Beatriz Newmark, de Nova York, tem 38 anos e dois filhos pequenos e testou viagens de diferentes durações. Seu ideal de férias: nove dias. "Você sente como se pudesse entrar em uma zona diferente e, quando volta, sente como se estivesse com a mente modificada".

Planeje

Antes de sair de férias, muitas pessoas estão preocupadas com o trabalho e outros assuntos. Invés disso, alguns psicólogos recomendam fazer o planejamento e começar a preparar a partida. Uma série de experimentos foi realizada em um estudo, comparando a antecipação à reflexão. Um dos cenários incluía imaginar uma viagem, explica Leaf Van Boven, professor de psicologia e neurociência na Universidade do Colorado, em Boulder. Os pesquisadores descobriram que a antecipação levou a emoções mais intensas e satisfatórias do que o ato de lembrar experiências passadas. (O estudo foi publicado em 2007 no Journal of Experimental Psychology: General).

"Nós ‘pré-vivemos’ experiências, isso nos excita emocionalmente", diz ele. "Quando isso já se torna passado, tendemos a adotar uma perspectiva distante da experiência."

Desligue-se

Ter autonomia durante as férias também aumenta seus benefícios. Tenha o controle do curso do dia; por exemplo, não deixe o despertador lhe dizer quando se levantar, acorde naturalmente! Tome medidas para controlar o seu dia, decidindo quais atividades você quer fazer ou não. (Mas não vire um controlador!)

Cozumel -  ME
"A autonomia é a chave no estímulo da saúde e bem-estar", explica a Dra. Bloom. "As pessoas que sentiram elevados níveis de autonomia também, por vezes, foram capazes de manter o efeito positivo mais tempo depois de voltar para casa.”

Se desconectar mentalmente do trabalho também é importante. Alguns executivos começaram a implantar isto como política de empresa. "Enquanto você está de férias, está proibido de entrar em contato com alguém na empresa por motivos de negócios e eles são proibidos de entrar em contato com você", afirma David Morken, executivo-chefe da Bandwidth, uma companhia de tecnologia. Morken disse ter enfrentado um pouco de resistência na empresa quando ele instituiu a política, mas ela desapareceu quando os benefícios se tornaram claros. "Todo mundo tem a chance de recarregar, desligar e realmente aproveitar as férias", diz ele.

Para algumas pessoas, não checar o e-mail pode fazer com que as férias fiquem mais estressantes, diz Samantha Boardman, psiquiatra de Nova York que escreve sobre questões psicologia positiva em seu blog ‘Positive Prescription’. "O que eu recomendo é separar um tempo na parte da manhã e talvez à tarde para checar os e-mails... Desligar o telefone ajuda a estar presente e compartilhar experiências com quem você está. E deixe a câmera de lado, às vezes; você corre o risco de perder o momento enquando tira fotos", diz ela.

Descubra

Dra. Boardman recomenda que as pessoas busquem novas experiências e lugares durante as férias. "Uma vez que nós vamos a algum lugar que já conhecemos, não necessariamente absorvemos o que há de novo sobre ele; pessoas que vão sempre para o mesmo lugar começam a ter memórias embaralhadas. Staycations podem servir como férias, mas faça um esforço para experimentar algo familiar de uma maneira diferente."

Estudos também mostram que pessoas, muitas vezes, refletem sobre uma experiência de férias baseado em como ela termina. Segundo a Dra Boardman, “faça o seu melhor para que tudo acabe bem. Se você estiver pensando em voar de primeira classe e na ida e de classe executiva na volta, faça o contrário!”.

Toronto - CA
Prolongando o bem-estar

Infelizmente, os efeitos positivos de um período de férias não duram muito tempo, normalmente não mais do que uma semana após o retorno ao trabalho. Em um estudo, 1.000 pessoas que sairam em viagem de férias tiveram suas respostas sobre felicidade comparadas com outras 500 pessoas que não viajaram. Os turistas relataram um maior grau de felicidade antes de suas férias, em comparação com os que ficaram em casa, mas não houve diferença significativa entre a felicidade pós-férias dos dois grupos. Somente turistas que relataram uma viagem "muito relaxante" mostraram uma felicidade com tempo de duração maior, diz Jeroen Nawijn, professor de turismo da NHTV Breda University of Applied Sciences (Holanda).

De acordo com os especialistas, a flexibilização de volta ao trabalho pode ajudar a prolongar a felicidade pós-férias. Um estudo alemão mostrou que evitar o excesso de trabalho logo após férias e obter um tempo de lazer à noite podem prolongar os benefícios da viagem.


O programa ideal:



1. ANTES
Amsterdã - NED

A antecipação é metade da diversão. O ato de planejar as férias aumenta a sensação de bem-estar. Estamos, na verdade, mais felizes antes do que depois da viagem!

Viajar para um lugar longe e emocionante traz mais ‘benefícios mentais’ do que uma viagem para um local regular. Se suas férias forem sempre para o mesmo lugar, procure por novas experiências.

2. DURANTE

A sensação de bem-estar melhora em menos de dois dias. Em um tempo maior de viagem, essa sensação atinge seu pico no oitavo dia.

Desapego mental é super importante para férias bem sucedidas. Desligue o telefone e e-mail ou limite o acesso. Coloque a câmera de lado, ocasionalmente.

Planeje um final feliz. Nós nos lembramos da experiência pela forma como ela termina.

3. DEPOIS

Aquela alegria da viagem pode desaparecer em menos de uma semana. Estenda os efeitos evitando longas horas no trabalho e tendo tempo para relaxar nas semanas seguintes.



Você pode ler a versão original aqui: http://www.wsj.com/articles/smartest-way-to-take-a-vacation-1437406680  

Nenhum comentário:

Postar um comentário