quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Interâmbio no Canadá - O que você precisa saber


Oh, Canada!
Chegamos a nossa 10ª publicação do blog! Êeeee! Você pode deixar seu comentário aqui embaixo sobre o que está achando, votar na nossa enquete de próximos roteiros ali no canto direito, se cadastrar para receber os posts por e-mail e buscar assuntos por tema (para procurar, por exemplo, uma viagem para fazer em um ‘feriado’, ou com ‘parques’, e quem sabe uma boa ‘praia’). Fique à vontade, esses espaços são para você!!

E para comemorar (a gente inventa motivo para tudo nessa vida...), vou falar de um lugar muito especial para mim, onde vivi uma experiência incrível e nem preciso falar que super recomendo: Toronto, no Canadá!


A viagem

Para mim, apareceu no último ano da universidade. Estudei na Universidade Metodista de São Paulo e já sabia que a ela tinha algumas parcerias de viagens de estudo. Assim, no último semestre (por volta de outubro) vi um cartaz para um curso de inglês, de um mês, em Toronto. Corri para fazer os contatos indicados e comecei a buscar informações sobre a viagem, que aconteceria em janeiro.

Agência e Documentos

Tchurma muito louca
A agência que faria a viagem já era parceira da universidade há algum tempo, então foi mais tranquilo para saber como funcionava e se era de confiança. Chamava Global Mission e ficava em Brasília. Depois de pagar uma parcela para confirmar minha inscrição, recebi uma lista de documentos necessários para o visto.

O visto do Canadá é um pouco mais burocrático que o dos Estados Unidos e tudo deve ser feito por meio do Correio e envio de cartas, o bom foi que a agência cuidou de tudo. Há dois tipos de vistos para turistas: de uma entrada (com a data definida) e de múltiplas entradas (um pouco mais caro, com o prazo maior). Não há garantias de que se você pedir o de múltiplas entradas o governo irá autorizar, mas não encontrei ninguém que teve dificuldades em conseguir o visto para lá. O único nervosinho que passei foi por meus documentos terem sido enviados para o consulado em dezembro - e eles fechavam para recesso de final de ano. Então, só fui receber o passaporte de volta lá pelo dia 5 de janeiro...Três dias depois, já estava embarcando.

Fui sem conhecer ninguém, mas no aeroporto encontrei uma tchurma muito louca que também estava indo pela agência. Como todos estávamos sozinhos e já tínhamos alguns passeios agendados pela Global, ficamos ainda mais próximos – mas sim, também fizemos outras amizades por lá.

A escola

Formatura - CAC
Existem diversas escolas de inglês no centro de Toronto e a que eu frequentava chamava Cornerstone Academic College (CAC). Era bem bacana e os professores eram muito bons. Acredito que todas as outras escolas funcionem deste jeito, mas quando cheguei, os professores fizeram um teste de nível (um bate papo rapidinho) para me colocar na melhor sala.

Eram aulas fixas pela manhã e aulas eletivas/facultativas à tarde – poderiam ser aulas de debate, gírias, classes temáticas... Era bastante variado e bem aprofundado, afinal, ou você aprende ou aprende. Apesar de fazer curso de inglês no Brasil, eu tinha um pouco de vergonha, aquele medinho de falar errado, mas quando se vive 24h em um ambiente com pessoas falando uma outra língua, a única coisa que você quer é se fazer entender, seja da forma que for. #Dica: mímica sempre ajuda!

As aulas começavam às 9h e iam até às 15h (contando o período da tarde), depois estávamos livres para desbravar Toronto e passear até a hora que não aguentássemos mais. A maioria do pessoal tinha entre 16 e 25 anos, mas existiam famílias (pai, mãe e filhos) estudando também, cada um em uma classe.

Hospedagem

Minha homestay
Quando estava fazendo minha inscrição aqui no Brasil, me deram a opção de ficar em alojamento ou em casa de família. Honestamente, por mim eu teria escolhido o alojamento, por ter mais liberdade e também privacidade... Mas como minha intenção era me firmar no inglês e conhecer a cultura de lá, optei por ficar na casa de uma família. Foi uma experiência bem legal. Tinham algumas diferenças em comparação com aqui, como secar as paredes do banheiro (por causa das infiltrações, não comer no quarto, horários para telefonemas... mas a minha host mother me dava bastante liberdade. Sem contar que ela fazia o jantar, o que já ajuda a economizar uma graninha.

O único porém é que a minha homestay ficava em Scarborough, no subúrbio de Toronto. Era a última parada do metrô (que só tinha 2 linhas... e meia) e ainda precisava pegar um ônibus. Tirando isso, sucesso.

Clima

Niagara Falls
 O Canadá é lindo, as pessoas são solicitas, claro que sempre tem alguém menos “feliz”, mas foi um tempo muito bom! Eu acabei indo no inverno, porque coincidiu com o final da faculdade e do estágio, mas acredito que todas as estações tenham coisas boas. Peguei bastante frio, chegou a fazer -21ºC (!!!), mas sobrevivi – COMPRE BOTAS! Nos dias finais houve uma grande nevasca, a maior dos últimos 5 anos, tanto que ficamos presos no aeroporto, sem saber se conseguiríamos voltar, mas os canadenses já estão meio acostumados com o põe e tira dos casacos, luvas, gorros e cachecóis.

No verão, não tem a neve (que era a alegria dos brasileiros), mas tem praias pra visitar e você não precisa fugir dos lugares abertos, assim dá pra aproveitar melhor alguns passeios.

Ah, a moeda lá é o dólar canadense, bem pareado com o dólar americano, mas vale lembrar que o país é uma monarquia constitucional, com um primeiro ministro e uma rainha (da Inglaterra)!

Um mês foi suficiente para mim, para aprender, passear, conhecer Toronto e dar a saudade suficiente para voltar (e pelo $$), mas existem outras opções de duração. Fica na vontade do freguês!

Semana que vem eu volto com o que realmente interessa: os passeios!


Um comentário: