quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Chicago - EUA

Continuando nosso roteiro, e seguindo o resultado parcial da enquete (que está ali na aba direita, vote lá!), vamos seguir para Chicago, the Windy City! Apesar dos muitos apelidos, este é um dos mais conhecidos, justamente pelo clima, já que Chicago fica do lado do lago Michigan e o vento é constante, e também por alguns outros fatores mais estranhos como a rivalidade com Cincinnati e questões políticas.

Aproveitando a deixa, e mudando de afluente, um pouco à frente, a 500 milhas (cerca de 800 km) está a Niagara Falls, linda demais, com acesso pertinho ao Canadá... Mas este passeio vai ficar para outro dia... aguarde!

Tivemos a oportunidade de passar 10 dias em Chicago e se mostrou um lugar lindo, muito gostoso e com bastante atrativos para turistas. Assim como em Nova York, optamos pela compra do CityPASS - hoje com 5 passeios a um valor de US$ 96,00 (adulto).

Logo que chegamos fomos conhecer o planetário. Ele fica ao lado do aquário, do museu principal e do estádio de futebol americano Soldier Field. É praticamente um complexo de atividades, com uma vista incrível do lago, e um parque para derreter os corações.

Além das Must-See-Atractions, aproveitamos o tempo para conhecer alguns outros pontos não tão turísticos, mas que com certeza merecem ser lembrados. Vamos lá!

- Cheesecake Factory: não necessariamente em Chicago, mas você precisa provar! Eu fui apresentada a essa delícia ali, mas onde você estiver, pare para experimentar, tanto os pratos salgados como as tão famosas sobremesas! São diversas localidades. Babe um pouquinho neste link. Boatos dizem que em breve teremos uma unidade no Brasil (fingers crossed).

Skydeck Chicago: sim, a cidade também tem o seu mirante nas alturas, igual a Nova York  e Auckland, e fica na Willis Tower, o segundo prédio mais alto do Ocidente! São 103 andares de altura com uma vista de 360º e piso de vidro (apenas nas sacadas, pode respirar um pouco mais aliviado... só um pouco)!! Não deixe de ir.

Lá em cima há um pequeno memorial contando a história do incêndio de Chicago, em 1871, que deixou mais de 300 mortos e 90 mil desabrigados. Como a cidade tinha muitas construções em madeira, o fogo se alastrou de forma rápida e marcou profundamente Chicago, apesar da ágil reconstrução e colaboração de diversos arquitetos renomados. Cultura nunca é demais!

- Adler Planetarium: um dos planetários mais bem equipados e desenvolvidos em questão de tecnologia. Um show de luzes e estrelas. E não é só a parte de dentro que impressiona, a estrutura do planetário também é muito bonita vista de fora.

- Sheed Aquarium: um lugar bem gostoso para passear. Tem o foco maior nas crianças, mas os shows aquáticos com belugas e focas são bem legais, além de cinema 4D e atração com golfinhos. Vale a visita caso você esteja com tempo.

- Field Museum: museu super completo e grande (bem grande)! Passamos algumas horas por ali, perdidos entre dinossauros e civilizações antigas. Se passar por Chicago, separe um tempo para conhecê-lo.

- Já que você vai estar por lá, dê uma passadinha no Soldier Field (o estádio de futebol americano). É bem amplo e dá pra ter uma ideia da magnitude dos jogos. Fomos em pleno verão, mas aparentemente os torcedores precisam ir super equipados no inverno, por conta dos ventos congelantes do lago. Be prepared!

- Navy Pier: é o parque que eu mencionei lá em cima. Fica à beira do lado e tem a carinha de parques americanos, com uma roda gigante no meio e barraquinhas vendendo hot dogs. Bem gostoso, momento família.

#DICA Cantigny Park and Gardens: essa veio de fora do guia de turistas! Como tivemos um tempinho a mais para passear, descobrimos este parque um pouco afastado do centro. Ele tem 2 km² e abriga dois pequenos museus, um campo de golf e mais de 25 áreas de jardins com flores, árvores, fontes, passeios, bancos e caminhos secretos. Super bem cuidado e romântico, ótimo para uma tarde no parque. Há também um calendário à parte com uma programação de "Music and Theater under the stars", com apresentações de orquestras e bandas à noite, a um valor de US$ 12,00 a US$ 18,00! Top.

- Cloud Gate/The Bean e Millenium Park: mais um roteiro que não está na lista de turistas, mas que você não-pode-não-ir! Sabe aquela escultura espelhada, com a forma de um feijão, que sempre aparece nos filmes para localizar Chicago? Pois bem, é o Cloud Gate! Foi feito pelo artista Anish Kapoor, de 2004 a 2006, inspirado em "mercúrio líquido", mas ficou mesmo conhecido como o feijão, ou, the bean! Ele fica dentro do Millenium Park, inaugurado em 2004 e é cercado por uma área residencial.

The bean
- Willow Creek: tivemos a oportunidade de conhecer a gigante igreja da Willow Creek, que tem mais de 7 mil lugares e promove os summits anuais de treinamento de liderança, inclusive, o deste ano está acontecendo agora! É de impressionar.

Willow Creek
Passeie pelas ruas de Chicago, converse com as pessoas, conheça novos lugares e descubra como a Wind City pode ser extremamente calorosa!